Mais uma via de Santa Maria será incluída na Zona Azul – estacionamento rotativo em que é necessário pagar parquímetro. Dessa vez, será a Felipe de Oliveira, entre a Floriano Peixoto e a Serafim Valandro, no Bairro Centro. Na última semana, a prefeitura incluiu as placas para orientar os usuários e foram pintados os meios-fios e as demarcações para vagas. No entanto, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, não há data prevista para o início de operacionalização daquele ponto, “pois o local ainda carece de alguns ajustes” – inclusive a própria rua, que está bastante esburacada, com desníveis e sem manutenção.
Quanto ao videomonitoramento (as placas indicam que a rua é monitorada por câmeras), o Executivo esclarece que ele é feito por veículos da Zona Azul que possui câmeras, o que é exigência da legislação para as novas áreas.
Até o momento, não existe previsão da expansão da Zona Azul para outros setores. A escolha do parquímetro na Rua Felipe de Oliveira se dá porque a via é considerada uma área em que há mais disponibilidade de utilização sem a rotatividade de veículos estacionados.
Estacionamento
Em Santa Maria, desde 2005, a empresa Rek Parking é a responsável pelo estacionamento rotativo da Zona Azul. Até o ano passado, o serviço abrangia 56 quadras e dispõe, atualmente, de 2.022 vagas. Em novembro do ano passado entrou em vigor novos valores para a tarifa dos parquímetros da empresa. O custo da hora é de R$ 2,50. Porém, o condutor pode deixar, no máximo, duas horas o veículo. A empresa e a prefeitura de Santa Maria não se responsabilizam por qualquer dano ao veículo que está parado em via pública.
Zona Azul
- Vagas normais – 1.769
- Vagas para idoso – 95
- Vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) – 43
- Vagas de carga e descarga – 81
- Vagas de embarque e desembarque e vagas rápidas – 34
- Total – 2.022
Fonte: prefeitura de Santa Maria